24/04/2012

19/04/12 - DIA HISTÓRICO! VITÓRIA DOS ESTUDANTES!

ANIVERSÁRIO DA PISCINA, PARABÉNS AOS ESTUDANTES!
Começamos o dia com um ato muito vitorioso, “comemorando” um ano de aniversário de completo abandono da nossa piscina olímpica, que se encontra verde cor de mangue. Passaram praticamente duzentos estudantes pelo ato, que foi crescendo pouco a pouco, a cada passada em sala, mais estudantes se somavam a luta! O Ato-aniversário cumpriu o fundamental papel de colocar a reitoria e o governo federal em cheque, denunciando a falta de verba para a Educação e seus programas de precarização da mesma, principalmente o REUNI, que nesse ano completa cinco anos de PRECARIZAÇÃO.

Estamos tendo sistemáticos cortes de verba para as áreas sociais, ano passado 50 bilhões, e desses, 3,1 bilhões só para a Educação. Esse ano, 5 bilhões de corte para a Educação. Em contra partida gastaremos mais de 220 bilhões com os Mega Eventos esportivos, eventos que não servem à classe trabalhadora. Isso explica um pouco dos problemas estruturais que temos em nossa Escola, como a piscina olímpica, a pista de atletismo, toda a área externa abandonada, corredores, banheiros, salas, enfim. A situação é a mesma em todo o país, precisamos unir nossas pautas, atrelar o específico ao mais geral, através da luta!

Por isso o dia de hoje foi muito importante para o conjunto dos estudantes de Educação Física da UFRJ, no sentido de denunciar os verdadeiros culpados disso e de pressionar quem de fundo toca todas essas políticas de precarização do ensino superior e da Educação de maneira geral.

Após o ato, tivemos a Congregação da EEFD, colegiado máximo de nossa Escola, onde deliberamos os rumos de nossa Escola. Um debate que os estudantes sempre trazem para este espaço é o debate da gratuidade da Universidade Pública. Pelo nome parece uma coisa lógica, mas na prática é bem diferente. Aprovamos vários cursos pagos pela nossa congregação, permitindo a privatização de um espaço público, mesmo com a intervenção rígida dos estudantes dentro e fora da congregação.

Nesse sentido, é com grande prazer que o CAEFD informa aos demais estudantes e companheiros de luta, que não tiveram oportunidade de estar presente nesse dia histórico para nós, que além de termos tirado em congregação a posição contrária da EEFD à EBSERH (Empresa brasileira de Serviços Hospitalares), que visa a privatização dos Hospitais Universitários, conseguimos BARRAR mais um CURSO PAGO de Pós Graduação – Especialização que seria aprovado na congregação extraordinária de hoje, dia 19/04/12, na EEFD-UFRJ. Barramos esse CURSO PAGO em defesa de uma UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE!!!

VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES!
SE CUIDA REITORIA, SE NÃO TIVER PISCINA, VAI TER ATO TODO DIA!!!
REFORMA DA PISCINA JÁ!

SAUDAÇÕES ESTUDANTIS.