21/03/2010

A REFORMA DO TETO DA EFFD É UMA CONQUISTA DOS ESTUDANTES!

No ano de 2009 teve início a Campanha pela Reforma no teto da EEFD já, contra o REUNI de Lula/PT e da União Nacional dos Estudantes. Tal campanha que mais tarde se aliou a campanha “Revida Minerva” do Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa.
A pauta da campanha foi construída com passagem de sala em sala ressaltando que na EEFD, assim como em toda a UFRJ e todas as Universidades públicas, contávamos com estruturas precárias, e na UFRJ o REUNI chegava se materializando através do Plano Diretor trazendo o aprofundamento da precarização.
Na EEFD pudemos acompanhar a criação de dois cursos novos de dança, com contratação mínima e com promessas de construção de prédio anexo, que mesmo que seja construído não comportará o número de estudantes que necessitam utilizar os espaços, fora que uma estrutura de Universidade não é feita apenas a partir de um prédio.
Não temos bebedouros suficientes, os banheiros são precários, os departamentos, a secretaria e a direção assim como o laboratório de informática funcionam em horários reduzidos, a pista de atletismo não pode ser utilizada a noite, pois mesmo durante o dia causa risco de assalto aos estudantes, a sala de musculação é fechada ao público, caem rebocos do teto, nas salas de dança os tacos estão soltos e acabam machucando os estudantes, dentre outras questões trazidas pelos estudantes, porém quando chove a situação piora, chove no interior da Escola pois o teto não mais comporta fortes chuvas, o que acaba destruindo materiais e documentos, assim como baldes podem ser encontrados no meio das salas de aula.
Tendo em vista essa situação soubemos que a solicitação para a reforma do teto durava mais de vinte anos e nada se concretizava.
Logo a campanha Contra o Reuni e Reforma no teto da EEFD ganhou corpo, os estudantes a cada dia traziam mais itens para a pauta de reivindicação. Foram feitas inúmeras passadas em sala, atos na direção e muitas panfletagens pela escola.
A pressão foi tanta que em um dos atos o diretor não se encontrava, e ninguém para responder pela direção estava presente na EEFD, então os estudantes, indignados com a falta de atenção, decidiram deixar os cartazes e adesivos espalhados pela sala, a fim de pressionar ainda mais.
Com esse clima de pressão é que acabamos o semestre, e com esse clima é que enfim a solilicitação pela reforma no teto foi atendida, a licitação foi aberta e as obras começaram em Janeiro, e terão duração de doze meses, com verba que não pertencem ao REUNI.
Conseguimos um avanço, mas nossa pauta ainda é imensa, estaremos em 2010 com essa mesma coesão para que possamos avançar com as lutas na EEFD e na UFRJ, pois nossa maior vitória foi à união e persistência dos estudantes em torno de uma pauta construída em conjunto, e o entendimento de todo o processo de sucatemanento da Universidade e o agravamento que trás REUNI de Lula/PT que possui todo o apoio da União Nacional dos estudantes.