29/07/2008

ENEEF em Porto Alegre

Aconteceu entre os dias 19 e 26 de Julho o XXIX ENEEF, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Depois de muito sufocu para o CAEFD consegui alugar um ônibus pra levar a galera, e vender muitas e muitas cervejas, 48 pessoas se apertaram dentro de um ônibus, um tanto desconfortável,rumo a ESEF da UFRGS, onde aconteceu o evento.
O enconto foi rico de discussões tanto da regulamentação da profissão, pois esse ano o sistema CONFEF/ CREFs comemora 10 anos de exploração do trabalhador, quanto dos rumos do movimentos estudantil, o que vem sendo discutido a alguns anos, mas que ganhou força no ano passado com os decertos de Serra e o REUNI de Lula.
As discussões avançaram bastante, principalmente ao que tange o movimento estudantil, e o rompimento do MEEF com a UNE foi dado. É importante ressaltar que o CAEFD lutava por anos dentro do MEEF, juntamente com outros setores que visam avançar nas lutas do movimento estudantil, por esse rompimento.
Infelizmente não conseguimos avançar na reorganização do ME, mas entedemos a grande vitória que tivemos com o rompimento com a UNE e trabalharemos, assim como trabalhamos para o rompimento, pela participação da ExNEEF na construção de uma nova entidade estudantil,não burocratuzada e que unifique as lutas nacionalmente.
A ExNEEF, em sua deliberações na plenáriua final entende a importancia de se construir uma nova entidade, mas avalia que a conjuntura não é favorável para tal e se propõe a participar da organização de lutas por foira do espaço da UNE.
Outro marco desse ENEEF foi a eleição de um representante da R2 (Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Snato) na Executiva Nacional de Estudantes de Educação Física -ExNEEF, pois essa regional a muito vinha sendo boicotada pelo seu caráter de se posicionar contra a UNE e a favor da CONLUTE e posteriormente, a favor da criação de uma nova entidade estudantil.
Dentro da regional 2 foram eleitos 14 coordenadores:

Regional 2
Andrezão (UFMG)
Filipe (UFMG)
Luizinho (UFMG)
Marcello (UFRJ)
Panda (UERJ)
Willian (UFRRJ)
Vivian (UFRJ)
Alex (UFRJ)
Roberta (UFRRJ)
Carlo - UFF
Cíntia (UFJF)
Daniel (UFV)
Pequeno (Estácio)
Camila (UFRRJ)

E para a Executiva Nacional, como deliberado no estatuto do MEEF, foram eleitos 8 coordenadores:

Pedro (UFRGS)
Linnesh (UEPA)
Gica (UFSM)
Jomar (UFBA)
Afonso (UFPA)
Samile (UEPB)
Raoni (UFC)
Diego (UFMG)

É importante ressaltar que a votação é feita por nominata e isso esvazia a discussão política e análise de proposta dos candidatos a coordenação nacional, sendo assim o CAEFD se posiciona a favor das eleições por chapas e não por nominata, como deliberado no estatuto do MEEF.

É isso galera...
Saudações a todos!

Nenhum comentário: