04/10/2009

Revida Minerva! Por uma expansão de qualidade, contra o reuni!

A UFRJ encontra-se em um estado calamitoso,pois com a aprovação do REUNI junto aos incessantes cortes de verbas, a Universidade se afunda em problemas como falta de sala de aula, gopteiras em vários prédios, falta de laboratórios, falta de funcionários, horários dos LIGs, que não dão conta de atender os estudantes, falta de moradia, de bandejões, baixo número e valor de bolsas, dentre outros.

O aumento nos ingressos de estudantes na UFRJ já começou! Desde o ano passado foram aprovados novos cursos e nesse ano essses estudantes ingressaram em cursos totalmente debilitados sem professores efetivos próprios, materiais nas bibliotecas, salas de aula para aglutiná-los, dentre outros.

O Plano Diretor na UFRJ, que significa a materialização do REUINI, visa quase que dobrar o número de estudantes, com aumento irrisório no número de professores e funcionários, o que causará e já está causando enturmação.

Na saúde já está acontecendo ciclo básico com uma turma unificada de enfermagem, medicina, dentre outros cursos, por falta de estrutura para comportar esses cursos novos em um dos campus de Macaé.

Se os ônibus na cidade universitária não estão dando conta, em Macaé os estudantes demoram mais que uma hora de um dos campis da UFRJ para outro pois não há transporte universitário, além de não contarem com bandejão e nem com alojamento gratuito, sendo esse pago no NUPEM.

Estamos vivendo uma transformação da educação brasileira, um sucateamento, uma abertura de portas para privatizações, para que o ensino ao invés de servir a comunidade sirva aos empresários, aos banqueiros e ao governo.

Diante disso vemos, a direção majoritária do DCE, eleita com o slogan de ser contra o REUNI, paralisada, sem tocar nenhuma luta efetiva de aglutinação dos estudantes e denúncia dos acontecimentos para a sociedade como um todo.

Por isso o Movimento Quem Vem Com Tudo Não Cansa lançou a campanha "Revida Minerva! Por uma expansão de qualidade, contra o REUNI!" passando por cada unidade, conversando com os estudantes e montando pautas de reivindicação, afim de mobilizar contra um dos maiores ataques a Universidade pública do nosso país.

O Centro Acadêmico de Educação Física e Dança decidiu então emcampar essa campanha e colocar a nossa pauta específica puxada pela nossa própria campanha "Reforma no teto da EEFD e segurança na UFRJ já!".

CONTAMOS COM TOD@S @S ESTUDANTES NESSA LUTA QUE É PRA VENCER!

4 comentários:

Boi disse...

hahahah...muito bom esse blog! Quem é o comediante? De tão cretino chega a ser engraçado! Cara, você já ouviu falar de dados? Informação concreta? Realidade? Parece que não! A verdade é a renda per capita dos estudantes das Universidades Públicas Federais são, em média, mais que o triplo da média brasileira. E tem mais, para cada 1 real investido em educação superior, o retorno é de 0,98, ou seja, 2% são perdidos, o que significa que não é um bom investimento (estou explicando porque parece que você não é muito familiarizado com números). Em compensação, no ensino básico, o retorno chega a ser de 300% positivos (Giambiagi, 2008). Seria mais inteligente se você usasse o seu tempo gasto na "luta" para cobrar um melhor ensino básico e apoiar a redução de verbas para o superior público. O que se vê hoje é um tapa na cara da maioria do brasileiros, pobres e que quando fazem uma graduação, é noturna e pagando do próprio bolso.

Mas de qualquer forma se quiser escrever mais artigos de comédia, fique à vontade. Só lembre de corrigir os erros gramaticais. Caso você não saiba identificá-los, use o MS Office ou Google, ok?

Poetisa em Luta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poetisa em Luta disse...

Bem Thiago, vamos lá!!!!

Primeiramente é muito ruim, e engessar o debate atacando moralmenet as pessoas que escrevem os textos!

Em segundo lugar a luta por mais verbas públicas para a educaçõ públçica se dá no âmbito de todo o ensino público, seja o básico ou o superior.

Não é coerente que lutemos por mais verbas para a educação, por expansão de qualidade, com bons salários para os professores,com bibliotecas, computadores....para o ensino básico e após isso não terem uma educação pública e gratuita no ensino superior!

Precisamos fazer com que os impostos arrecadados, que não são poucos, sajam revertidos para a educação e saúde, assim como para as atividades culturaias, ou senão entramos na lógica capitalista de prioridades para colocarmos o dinheiro que temos, e continuar auxiliando os bnqueiros, os empresários e até mesmo o FMI e cortando dez por cento da verba nual para o MEC.

Uma luta não contradiz a outra e estão vinculadas para, a luta por mais verbas públicaspara a educação pública, assim como a universalização do ensino, abrange tanto a educação básica como a cuperior, fora as especializações.

Nesse texto estamos falando especificamente da luta contra o REUNI, que aumenta as vagas com um aumento irrisório de verbas, assim precarizando mais ainda a universidade e a qualidade do encsin0 superiror, que por um acaso se faz necessário para que se tenham professores atuando na educação básica.

Reconhecendo tudo como um ciclo, pois se tivermos mais verbas e qualidade na educação superior, com mais verbas na educação básica, obviamente teremos qualidade dos professores que estão atuando!

Estamos abertos ao debate sem desqualificações morais, que só tendem a conformar a lógica de sociedade exploradora que vivemos!

POR MAIS VERBAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA!

Gabriel Marques disse...

O Centro Acadêmico de Educação Física e Dança é um grande exemplo para que fortaleçamos as lutas em defesa da Educação Pública, contra o REUNI e construindo o novo Movimento Estudantil. Força na luta, companheiros(as)! Parabéns pelas manifestações de 22/09.