10/04/2013



Mais autoritarismo na EEFD: diretor quer impedir representação estudantil autônoma nos colegiados

Mais uma vez o CAEFD vem denunciar os abusos de poder, as posturas autoritárias e a manutenção da perseguição política dentro da EEFD por parte do ainda Diretor da Escola, Leandro Nogueira. Agora numa tentativa de conclusão deste processo. Para nós estudantes, fica claro que o movimento do Diretor é no sentido de deslegitimar a organização autônoma e independente dos estudantes, como parte da perseguição, inclusive por já ter declarado em e-mail ao corpo social do CCS sua intenção de interdição da representação estudantil na congregação da EEFD.

O Diretor Leandro Nogueira, respaldado pelo também autoritário regimento da EEFD, que é de 1972 (Ditadura Militar), enviou um e-mail para os Departamentos da Escola comunicando como se dará a representação estudantil nos fóruns colegiados da EEFD a partir de agora. As eleições para os órgãos colegiados não serão mais feitas autonomamente pelos estudantes, através de sua legítima entidade representativa e sim pela própria Direção e os Departamentos da Escola, fiscalizada por ele próprio. No texto diz que não poderão ser votados alunos repetentes nem alunos com sanções disciplinares. Ora, não seria um pouco suspeito isso, num cenário em que o Diretor vem sucessiva e arbitrariamente punindo estudantes que se colocam contra a sua postura autoritária através de sanções disciplinares?

Após anos de lutas e avanços democráticos na UFRJ, após muitas mortes na dolorosa época da Ditadura Militar, movimentos, ocupações e a conquista da autonomia do Movimento Estudantil frente à tutela das Direções, o Diretor mais uma vez retrocede, se espelhando no pior episódio da história do nosso país, impedindo a organização autônoma dos estudantes e impondo uma prática autoritária estranha ao funcionamento de qualquer órgão colegiado desta Universidade Federal, seja no CONSUNI - onde os representantes estudantis são eleitos autonomamente através da entidade representativa geral, o DCE, seja em qualquer outra congregação de unidade desta Universidade, que respeitam a autonomia de organização dos estudantes e têm seus representantes discentes eleitos em processos organizados pelos próprios estudantes e suas entidades.

Nos parece estratégico nos alijar destes espaços, onde historicamente conquistamos diversas vitórias para o conjunto dos estudantes e para a própria Escola, academicamente falando, no sentido da Unificação dos cursos de Educação Física, acabando com essa divisão em Licenciatura e Bacharelado, que no nosso caso não se justifica epistemologicamente nem legalmente; no sentido estrutural como nas lutas pela reforma do teto, pela volta da piscina e do LIG ou seja no sentido de garantir o caráter público da Universidade, gratuita e de qualidade, inclusive barrando cursos pagos, e bem pagos, como um de Marketing Esportivo do Vice Diretor Francisco, que pretendia formar profissionais para trabalhar nos megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil. Importantíssima vitória dos estudantes!

O CAEFD não se calará frente a mais esse ataque, e esperamos contar com todos aqueles que não querem ver a UFRJ andar para trás, retroceder no que tange o projeto democrático da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Que os estudantes da EEFD possam autonomamente, assim como todo o conjunto de estudantes da UFRJ, organizar suas próprias eleições para os fóruns colegiados de unidade através de sua legítima entidade representativa.

FORA LEANDRO NOGUEIRA!

Nenhum comentário: