20/01/2008

E em 2008.....

O ano de 2007, foi bastante agitado no cenário do Movimento Estudantil geral!
Os ataques a educação pública se intensificaram por parte dos governos Federal, Estaduais e Municipais, com a tentativa de retirada da autonomia de Universidades, implementação do REUNI, aprovação automática, dentre outros.
Os estudantes, perante a esses ataques, não ficaram de braços crusados: foram as ruas, ocuparam reitorias, adiaram decisões e obtiveram algumas vitórias.
Nós da EEFD, presenciamos diariamente esses ataques a educação pública, pois estamos alocados em um prédio totalmente sucateado, onde rebocos caem do teto, quando chove precisamos espelhar baldes pela Escola, falta professor, temos muitos professores substitutos e muitos que não cumprem a carga - horária de quarenta horas, temos problemas administrativos (Quem nunca teve que ficar horas na secretaria esperando para resolver um problema?!?!?), ainda temos canos ao invés de chuveiros em alguns banheiros, temos salas lotadas, falta vaga em algumas turmas, temos somente 3 bebedouros e alguns poucos armários para as meninas!
Por isso que juntamente com a luta contra o REUNI começamos a luta interna por armários e bebedouros! Fizemos assembléias e tivemos uma reunião com o diretor, que prometeu os armários para homens e mulheres, e consertar o bebedouro, mas até agora nada!
Por isso, nesse ano de 2008 temos que continuar lutando, externamente por mais verbas públicas para a educação pública, para que possamos lutar internamente por melhores condições de estudo, e podermos ter enfim nossos armários e bebedouros!
Precisamos lutar para que o REUNI não seja implementado, pois ele virá sucateando mais e mais a nossa universidade, lotando - a de estudantes, sem termos as condições necessárias para recebê - los!
Não nos deixemos enganar pela diretoria majoritária da UNE, que está apoiando o REUNI usando argumentos defasados!
No ano de 2007, os estudantes da EEFD escolheram por romper com a UNE e construir uma nova entidade estudantil, para que possamos realmente lutar pelos nossos direitos, sem ataques da Entidade Nacional que deveria lutar conosco!

O ano de 2008 será um ano de muita luta, contamos com todos os estudantes da EEFD e de todo o país para que possamos enfim ter uma educação pública, gratuita e de qualidade!

Um ótimo 2008 a todos!

Vivian Dutra

Nenhum comentário: