26/02/2008

Aos calouros...

O Centro Acadêmico de Educação Física e dança deseja boas vindas aos Calouros da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ!!!!

Todos estão ingressando em uma Universidade pública, onde terão acesso a uma educação gratuita e de qualidade.

É hora de ficar feliz, mas também é hora de parar pra pensar, que essa gratuidade e qualidade ainda existem devido a luta constante de estudantes, funcionários e professores, das universidades públicas contra aos ataques constantes do governo, que vem ferindo a qualidade da educação pública e suacateando cada vez mais nossas universidades para privatizá- las!!!!

Todos sabemos que com as privatizações, passamos a pagar duas vezes pelo serviço que nos é de direito: pagamos a primeira vez quando pagamos nossos impostos e pagamos pela segunda vez, quando a empresa que presta o serviço, nos cobra pela prestação dos mesmos!

No nosso país, isso acontece em todas as áreas, e nós internalizamos e tartamos como fato natural o plano de saúde, a escola particular os seguranças das nossas ruas, condomínios, casas... Mas se pararmos pra pensar, nosso custo de vida se eleva muito porque pagamos duas vezes pelos mesmos serviços!!!

Precisamos parar de internalizar e aceitar essas coindições que nos são impostas pelo sistema atual e lutar por verbas públicas para a educação, saúde e segurança pública, assim como pela qualidade dos mesmos!!!

No ano de 2007 o governo Lula,lançou mais um de seus decretos de reforma, um decreto chamado REUNI- Decreto de reestruturação universitária- que veio atacando fortemente a qualidade e a verba para a educação pública universitária, na tentativa de maquiar todo problema da rede educacional brasileira!

Diante disso, o moviemnto estudantil não ficou parado, reagiu fortemente, na tentativa de impedir que os conselhos universitários, abaixassem a cabeça para o governo, a troco das migalhas oferecidas pelo decreto.Fizemos atos nos conselhos universitários e ocupamos reitorias!

Em São Paulo, ocorreu na USP uma grande ocupação de reitoria, que engrenou o movimento estudantil. Essa Universidade, sendo estadual, sofreu ataques do governo de José Serra, com decreto que feria a autonomia da universidade!

Queremos vagas para todos que desejam entrar na Universidade, mas querenos que essas vagas sejam oferecidas com qualidade e gratuidade!!!

Em 2008 a luta continua, e para podermos ter nossa universidade gratuita e de qualidade, com ampliação de vagas, temos que lutar contra esses decretos que atacam a educação!!!!

Contamos com todos a partir de 2008!!!!

C.A.E.F.D. - UFRJ

Nenhum comentário: