06/05/2011

Ocupação garante conquistas!



O dia de hoje, 6 de maio, entrou para a história da EEFD-UFRJ. Nós, estudantes de educação física e dança, construímos uma mobilização como há muito não se via na nossa unidade e em outras da Universidade. Depois de um dia ocupados na sala da direção, com realização de assembléias, passagens em sala, paralisação das aulas, mobilização em frente ao bandejão e interrupção do trânsito em frente à EEFD, forçamos a abertura de negociação com a Reitoria da UFRJ. Tentando nos cansar, a Reitoria não havia aberto negociação no primeiro dia de ocupação. Mas, hoje, a força de nossa luta cresceu e arrancou não apenas a negociação, mas o atendimento de muitas de nossas pautas!

O laboratório de informática será ampliado e reaberto; as bolsas cortadas da Cia. Folclórica serão garantidas; a discussão sobre prédio anexo da dança já começa na próxima segunda–feira; a piscina da EEFD terá obra de emergência com licitação imediata e, na PV, haverá construção de uma nova piscina; a Reitoria se comprometeu com a aquisição de acervo para a biblioteca e com a reabertura da sala de musculação; uma comissão paritária discutirá unificação dos cursos de educação física; os banheiros e vestiários terão manutenção permanente e seus armários serão reformados; o piso das salas de dança serão trocados em prazo máximo de 3 meses; está garantida iluminação das áreas externas da Escola, desde o campo de futebol até a pista de atletismo, e também está garantida a aquisição de novos bebedouros!

São conquistas muito importantes, que fazem parte da luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade, que permita a construção de uma universidade crítica e que contribua para a transformação da sociedade. Nossa ocupação foi muito vitoriosa como um instrumento para forçarmos a Reitoria a nos ouvir e dar respostas concretas às nossas pautas. Agora, a luta permanece no nosso dia-a-dia, para garantir que os projetos de reformas e aquisições com os quais a Reitoria já se comprometeu sejam enviados pela direção, que também se comprometeu a fazê-lo hoje, durante a negociação! PARA ISSO, FAREMOS UM GRANDE ATO NA PRÓXIMA CONGREGAÇÃO DA EFFD!!!

Agradecemos o apoio das entidades estudantis, sindicais e todos os movimentos sociais que se uniram à nossa luta e seguimos firmes na construção de um novo movimento estudantil, garantido vitórias concretas por uma formação de qualidade e uma universidade comprometida com a sociedade e os trabalhadores! Abaixo o Reuni e a Reforma Universitária de Lula/Dilma/PT! Por uma universidade pública, gratuita, de qualidade a serviço da maioria da sociedade! Abaixo a UNE, por uma nova entidade estudantil!

Nenhum comentário: