17/04/2008

o Plano Diretor nos marcos do REUNI???

Bem galera, Plano Diretor é um plano que define as diretrizes de uma Universidade.
Sabemos que a UFRJ precisa, as pressas, de um plano desse tipo, tamanha a desorganização e a falta de infra estrutura da UFRJ.
Porém, mais uma vez, estamos nos deparando com a tentativa de "tratoramento" da Reitoria e do Conselho Universitário, com questões que atingem toda a Comunidade Universitária.
Foi elaborado, mais uma vez sem debates, o Plano diretor nos marcos do REUNI. Esse plano visa adequar a Universidade ao PRE da UFRJ, aprovado em uma truculenta cessão do Conselho Universitário em Outubro de 2007, onde foi votado apenas o primeiro módulo do PRE, pois os outros dois módulos eram de delicada discussão.
Pois agora, a Reitoria juntamente com alguns conselheiros universitários, elaboraram um Plano Diretor e embutiram nele partes do segundo e o terceiro módulo que não tinham sido aprovados, e marcou uma cessão extra ordinária do CONSUNI para tentar aprovar o Plano Diretor sem nenhum tipo de debate com a comunidade Universitária, para ser mais exata, sem que a maioria da Universidade nem soubesse da existência desse Plano Diretor.
Diante disso o Movimento Estudantil de luta da UFRJ não ficou parado, tendo vista a onda de mobilizações de 2007, e o debate acumulado dos estudantes da UFRJ, foi organizada uma reunião do Comitê de Luta Contra a Reforma Universitária, três dias antes do CONSUNI,e com apenas dois dias para mobilizarmos os Estudantes para um ato no CONSUNI, Contra o Plano diretor nos marcos do REUNI, afavor de um Congresso Interno deliberativo e de um Plebiscito oficial, conseguimos colocar mais de 300 estudantes no CONSUNI.
Tivemos um ato bastante vitorioso, onde os estudantes regeram o Conselho e o Reitor encerrou a cessão sem que nada fosse discutido e nem votado.
Alguns professores se desponibilizaram para um Debate, que ocorreu no saguão da Reitoria assim que acabou o ato.
Convidamos o Reitor a participar do debate, porém mais uma vez o senhor Aluízio Texeira se negou a dialogar com o conjunto dos estudantes presentes, assim como vem se negando a participar do diálogo com toda a comunidade Universitária.
Nesse ato, o DCE entrou em acordo com um professor que se diz contra o REUNI e participa da elaboração do Plano diretor, e organizou um debate no Campus da Praia Vermelha.
A Reitoria foi convidada e se comprometeu a enviar um representante, porém não o enviou!
Temos reunião marcada de uma comissão de estudantes do DCE com o Reitor, na sexta - feira, 18/04, e defenderemos as bandeiras do Congresso Interno deliberativo e um Plebiscito Oficial sobre o REUNI!

Nenhum comentário: