03/04/2008

Teste de Habilidade Específica na EEFD?

Na última Congregação da Escola, Instância máxima de deliberação, foi apresentado um projeto de acompanhamento médico aos estudantes, avaliado, aprovado e apoiado pelo CREMERJ,Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro! A princípio seria instalado um laboratório, com um Médico e monitores de medicina, fisioterapia e enfermagem, que acompanhariam o estudante desde antes do início ao final do curso.
Preocupados com o caráter que teria essa avaliação antes do início do curso, o professor João Pedro, chefe de departamento de biociências, foi questionado e quando começou a explicação nos disse que não teria valor de teste de habilidade específica, o diretor Waldyr, tentando auxiliá - lo no argumento nos disse que o exame não teria caráter eliminatório, já o professor João Pedro nos explicou que não haveria caráter de Teste de Habilidade Específica pois o candidato, avisado de que não teria condições físicas para cursar Educação Física, poderia optar por outra carreira antes que fosse realizada a prova escrita.
Com os posicionamentos contraditórios os estudantes presentes na Congragação decidiram por pedir vista ao processo, ou seja a decisão de aprovação ou não do projeto só ocorrerá na próxima Congragação após ao novo parecer, dessa vez do Centro Acadêmico.
É válido ressaltar que os estudantes foram coagidos ao pedir vista ao processo, pelos demais professores presentes na congregação, que torciam pela aprovação imediata do projeto,chegamos até a escutar como argumento que o diretor já havia prometido ao Decano do Centro de Ciências da Saúde, o envio do projeto.
Ao lermos o projeto nos deparamos com posicionamentos conservadores, e compreendemos que o projeto tem sim o caráter de teste habilidade específica.
Pontos Críticos do projeto:
1- Seria cobrada uma taxa adicional obrigatória no vestibular, aos candidatos que optassem pela opção de educação física, para que o laboratório pudesse ser sustentado;
2- O laboratório existirá como pré requisito a um curso de pós graduação lato - senso, PAGO, aprovado em uma congragação do ano de 2007;
3- O candidato que não obter o resultado necessário no teste de esforço máximo, realizado no laboratório, será eliminado, não podendo cursar educação física, tendo por optar por outra carreira.

Diante de um laboratório que só existe por causa de um curso PAGO, que é sustentado por esse curso pago e por TAXAS EXTRAS NO VESTIBULAR e que tem o caráter de EXCLUSÃO, o C.A.E.F.D. se posiciona contra esse exame!

Presamos por uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e pela universalidade do ensino.
Ao contrário disso esse projeto vem no sentido de excluir ainda mais os estudantes que desejam ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro no curso de Educação Física, e trás a tona o debate da fragmentação da profissão, do sistema CONFEF/CREFs, onde coloca que o professor de educação física deve ser capaz de praticar todos os tipos de atividade física, podendo ele se submeter ao esforço máximo sem que corra qualquer risco, minimizando o papel humanizador e sensibilizador, que o professor deve cumprir na escola, transferindo todo caráter da Educação Física para o lado mecânico, de exercícios repetitivos e cansativos, onde os alunos devem se submeter a grandes esforços!
Então fica o questionamento: Se o professor de Educação Física deve ser capaz de se submeter ao esforço máximo, para que possa ensinar e cobrar dos alunos esse esforço, colocaremos laboratórios em todas as escolas para avaliar os estudantes, excluindo os que não forem capaz de praticar determinados tipos de atividades?
O C.A.E.F.D. É CONTRA QUALQUER TIPO DE EXCLUSÃO E PRESA PELA UNIVERSALIDADE DO ENSINO!
NÃO AO TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA, NÓS O CONSIDERAMOS UM RETROCESSO, DEVEMOS AVNÇAR!
MAIS VERBAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA, POR AMPLIAÇÃO DE VAGAS COM QUALIDADE DE ENSINO, CONTRA A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO UNIVERSITÁRIO QUE GIRA EM TORNO DA FRAGMENTAÇÃO IMPOSTA PELOS CONSELHOS, CONTRA O SISTEMA CONFEF/CREFS QUE VOLTA A NOS ATACAR NOS 10 ANOS DE SUA EXISTÊNCIA!

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