25/01/2012

AS ENCHENTES, AS OLIMPÍADAS E A COPA, EXISTE RELAÇÃO?


Mais um ano que chegou, com mais um verão intenso e de muita chuva! E mais uma vez a história se repete... as regiões sul e sudeste debaixo d’água!
Muitos municípios decretando estado de calamidade pública por conta das diversas enchentes, enxurradas, deslizamentos, acidentes, milhares de pessoas perdendo suas casas e muitas mortes!

E o discurso dos governantes é sempre o mesmo, sempre no sentido de tentar remediar a situação, muitas promessas de obras de recuperação das cidades e reformas, quando, por exemplo: em algumas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, que passaram por essa situação em 2011, onde a grande maioria das obras de recuperação não foi feita ainda, das 200 obras previstas, número que foi reduzido para 75 obras, apenas uma foi concluída, uma ponte na cidade de Bom Jardim. A vida nesses municípios da região serrana estava mais precária do que nunca nesse ano que passou, e as chuvas fortes de 2012... já chegaram! Podemos imaginar a situação de desespero dessas famílias. Mas o governo disponibiliza uma conta no Banco do Brasil, para que todos os brasileiros sejam mais humanos e solidários e possam ter a oportunidade de ajudar o próximo, contribuindo com qualquer quantia, ou mandando roupas e materiais de higiene pessoal, lógica essa compartilhada e endossada pela nossa mídia burguesa, que em momento algum vai questionar porque aquelas pessoas se encontram em tal situação, se são frutos do sistema perverso em que vivemos, e numa questão mais imediata, porque não preveni-los das chuvas, com obras que de fato deem conta desta recorrente situação, se sabemos que todo ano é a mesma coisa. Se nem as obras de recuperação prometidas são cumpridas, com verba que já foi disponibilizada para tal, quiçá obras preventivas e definitivas, que sanem esse tipo de problema de uma vez por todas... PORQUE ELES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM A VIDA DO TRABALHADOR! E NUNCA VÃO ESTAR! Para eles é bom que tenha que ter obra todo ano, os empresários, donos das grandes empreiteiras lucram cada vez mais na “reconstrução” das cidades destruídas, tudo financiado com o dinheiro do povo. Eles têm prioridades, que estarão sempre relacionadas ao lucro dos grandes empresários!

E é a partir desse cenário que devemos pensar e repensar acerca dos MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, que nosso país irá sediar em breve: Copa do mundo de 2014 e Jogos Olímpicos 2016. Principalmente na cidade do Rio de Janeiro, foco central dessa história. Devemos nos perguntar, para quem estes eventos servem de fato? Para a classe trabalhadora? A história nos conta que a grande maioria das cidades sede, onde se cria uma imagem externa de cidade de primeiro mundo, se afundaram em dívidas. A remoção de familias e desocupação de comunidades, que gera uma grande especulação imobiliária, para construção de estádios e estradas, grandes obras (feitas com NOSSO dinheiro) que se tornam insustentáveis para o Estado, são gentilmente cedidas à iniciativa privada! Na via parlamentar se criam estratégias (principalmente a MP 527) para limpar o meio de campo, facilitando a vida das grandes empreiteiras na conquista de licitações, com fiscalização ZERO no acompanhamento das obras e tudo mais, cenário totalmente favorável à corrupção! Fora a exploração dos trabalhadores das obras, que por conta das longas jornadas de trabalho pesado e baixíssima remuneração, organizam greves e paralisações, e mesmo depois de muita luta, após a obra concluída, logicamente, não terão acesso a sua estrutura!

Temos um investimento inicial de 220 bilhões para os megaeventos, enquanto no primeiro ano de mandato do governo Dilma/PT, tivemos um corte de 50 bilhões para as áreas sociais (saúde, educação, etc.), sendo 3,1 bi só para a educação!!!
Por isso tudo, podemos afirmar: Os megaeventos esportivos NÃO servem a CLASSE TRABALHADORA!

DA COPA E DAS OLIMPÍADAS EU ABRO MÃO, EU QUERO SAÚDE GRATUITA E DE QUALIDADE, EU QUERO EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, POR ISSO QUERO 10% DO PIB PRA EDUCAÇÃO JÁÁÁ, E NÃO 3%!!! EU TAMBÉM NÃO QUERO MAIS ENCHENTES E NÃO QUERO MAIS REMOÇÕES!!!

VAMOS A LUTA!

SAUDAÇÕES ESTUDANTIS

Rian Rodrigues

Nenhum comentário: