30/01/2012

UNE PELEGA! Por uma Nova Entidade Estudantil!


QUANDO DIZEMOS QUE A UNE PASSOU DE MALA E CUIA PARA O LADO DO GOVERNO DE LULA/DILMA/PT, NÃO SÓ APOIANDO COMO SENDO MUITAS VEZES CO-AUTORA DOS PROJETOS E DE TODAS AS POLÍTICAS DE PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA COMO EM PINHEIRINHO, TUDO EM NOME DO LUCRO... NÃO É MENTIRA!!!

O GOVERNO QUE A UNE APOIA SE CALA FRENTE AO MASSACRE DE PINHEIRINHO, E DE FUNDO É QUEM TOCA TODAS AS POLÍTICAS DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS! O GOVERNO QUE ESTA DO LADO DOS GRANDES EMPRESÁRIOS E BANQUEIROS, GOVERNO QUE ESTA DO LADO DO BANDIDO NAJI NAHAS!

A UNE TAMBÉM ESTA DO LADO DE NAJI NAHAS!!!

PRECISAMOS CONSTRUIR O NOVO, UMA NOVA ENTIDADE ESTUDANTIL QUE NOS REPRESENTE A NÍVEL NACIONAL, QUE TENHA A CAPACIDADE DE UNIFICAR AS LUTAS EM TODO O PAÍS! QUE CONSIGA ATRELAR AS PAUTAS ESPECÍFICAS AS MAIS GERAIS, QUE LEVE O ENFRENTAMENTO AO GOVERNO FEDERAL DE DILMA/PT

CONTRA O REUNI DE LULA/DILMA/PT
CONTRA NAJI NAHAS
CONTRA A UNE!!!

ESTAMOS DO LADO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE
ESTAMOS DO LADO DE PINHEIRINHO
ESTAMOS DO LADO DO TRABALHADOR!!!!

VAMOS A LUTA!

26/01/2012

Carta de apoio aos moradores do Pinheirinho


O CAEFD também é Pinheirinho!

Vimos, na última semana, a violenta ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na reintegração de posse do terreno ocupado por moradores sem teto, e que pertence ao especulador Naji Nahas, investigado desde os anos 90 por fraudes financeiras. Mais de 1500 famílias, num total de 9 mil moradores foram covardemente retirados de suas casas, na base da bala de borracha e do gás de pimenta.

Apesar das disputas judiciais, inclusive com ordem de suspensão da ação, a PM cumpriu seu papel de defender os interesses dos poderosos, e a mando dos Governos estadual de São Paulo e municipal de São José dos Campos retirou os moradores do pinheirinhos, à força, entre eles, mulheres grávidas, crianças pequenas e idosos.
No meio de toda essa tragédia, ainda temos a mídia como incentivadora da barbárie, propagandeando aos quatro cantos as noções de direito privado, considerando todos aqueles moradores como criminosos, invasores, ladrões do espaço alheio.

Nas vésperas dos grandes eventos esportivos, os olhares do Estado se voltam ainda mais para a especulação imobiliária, para o lucro dos empresários e dos interesses dos ricos. E a maior parte da população, os trabalhadores, aqueles que sustentam a sociedade, são reprimidos pelo braço armado do estado.

Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito.

Contra a ação truculenta e repressora da PM-SP! Contra os Governos de Alckmin e Cury!

Todo apoio aos moradores do Pinheirinho.

Centro Acadêmico de Educação Física - UFRJ

25/01/2012

AS ENCHENTES, AS OLIMPÍADAS E A COPA, EXISTE RELAÇÃO?


Mais um ano que chegou, com mais um verão intenso e de muita chuva! E mais uma vez a história se repete... as regiões sul e sudeste debaixo d’água!
Muitos municípios decretando estado de calamidade pública por conta das diversas enchentes, enxurradas, deslizamentos, acidentes, milhares de pessoas perdendo suas casas e muitas mortes!

E o discurso dos governantes é sempre o mesmo, sempre no sentido de tentar remediar a situação, muitas promessas de obras de recuperação das cidades e reformas, quando, por exemplo: em algumas cidades da região serrana do Rio de Janeiro, que passaram por essa situação em 2011, onde a grande maioria das obras de recuperação não foi feita ainda, das 200 obras previstas, número que foi reduzido para 75 obras, apenas uma foi concluída, uma ponte na cidade de Bom Jardim. A vida nesses municípios da região serrana estava mais precária do que nunca nesse ano que passou, e as chuvas fortes de 2012... já chegaram! Podemos imaginar a situação de desespero dessas famílias. Mas o governo disponibiliza uma conta no Banco do Brasil, para que todos os brasileiros sejam mais humanos e solidários e possam ter a oportunidade de ajudar o próximo, contribuindo com qualquer quantia, ou mandando roupas e materiais de higiene pessoal, lógica essa compartilhada e endossada pela nossa mídia burguesa, que em momento algum vai questionar porque aquelas pessoas se encontram em tal situação, se são frutos do sistema perverso em que vivemos, e numa questão mais imediata, porque não preveni-los das chuvas, com obras que de fato deem conta desta recorrente situação, se sabemos que todo ano é a mesma coisa. Se nem as obras de recuperação prometidas são cumpridas, com verba que já foi disponibilizada para tal, quiçá obras preventivas e definitivas, que sanem esse tipo de problema de uma vez por todas... PORQUE ELES NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM A VIDA DO TRABALHADOR! E NUNCA VÃO ESTAR! Para eles é bom que tenha que ter obra todo ano, os empresários, donos das grandes empreiteiras lucram cada vez mais na “reconstrução” das cidades destruídas, tudo financiado com o dinheiro do povo. Eles têm prioridades, que estarão sempre relacionadas ao lucro dos grandes empresários!

E é a partir desse cenário que devemos pensar e repensar acerca dos MEGAEVENTOS ESPORTIVOS, que nosso país irá sediar em breve: Copa do mundo de 2014 e Jogos Olímpicos 2016. Principalmente na cidade do Rio de Janeiro, foco central dessa história. Devemos nos perguntar, para quem estes eventos servem de fato? Para a classe trabalhadora? A história nos conta que a grande maioria das cidades sede, onde se cria uma imagem externa de cidade de primeiro mundo, se afundaram em dívidas. A remoção de familias e desocupação de comunidades, que gera uma grande especulação imobiliária, para construção de estádios e estradas, grandes obras (feitas com NOSSO dinheiro) que se tornam insustentáveis para o Estado, são gentilmente cedidas à iniciativa privada! Na via parlamentar se criam estratégias (principalmente a MP 527) para limpar o meio de campo, facilitando a vida das grandes empreiteiras na conquista de licitações, com fiscalização ZERO no acompanhamento das obras e tudo mais, cenário totalmente favorável à corrupção! Fora a exploração dos trabalhadores das obras, que por conta das longas jornadas de trabalho pesado e baixíssima remuneração, organizam greves e paralisações, e mesmo depois de muita luta, após a obra concluída, logicamente, não terão acesso a sua estrutura!

Temos um investimento inicial de 220 bilhões para os megaeventos, enquanto no primeiro ano de mandato do governo Dilma/PT, tivemos um corte de 50 bilhões para as áreas sociais (saúde, educação, etc.), sendo 3,1 bi só para a educação!!!
Por isso tudo, podemos afirmar: Os megaeventos esportivos NÃO servem a CLASSE TRABALHADORA!

DA COPA E DAS OLIMPÍADAS EU ABRO MÃO, EU QUERO SAÚDE GRATUITA E DE QUALIDADE, EU QUERO EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, POR ISSO QUERO 10% DO PIB PRA EDUCAÇÃO JÁÁÁ, E NÃO 3%!!! EU TAMBÉM NÃO QUERO MAIS ENCHENTES E NÃO QUERO MAIS REMOÇÕES!!!

VAMOS A LUTA!

SAUDAÇÕES ESTUDANTIS

Rian Rodrigues

24/01/2012

João Vitor 'Jabulani' e seu professor de Educação Física...Reflexões acerca da prática docente

Vídeo que retrata a vida do menino João Vitor, seus sofrimentos, mágoas e desabafos!

http://www.youtube.com/watch?v=TFEzgWmArrs&feature=youtu.be

Que estejamos sempre atentos com a nossa prática docente, ela interfere diretamente na vida dos nossos alunos! Assim como podemos transformar, podemos destruir!
Estude, se dedique, seja atencioso, cuidadoso e carinhoso com seus alunos! AME o que faz!

Professor de Educação Física, vamos mudar esse triste cenário, que não esta descolado das discussões travadas pelo nosso centro acadêmico. O REUNI, que vem precarizando cada vez mais nosso ensino superior, transformando as universidades públicas em escolões, expandindo os números de vagas, sem investimento na infra estrutura, sem contratação de professores e técnicos administrativos. O nosso Conselho federal (CONFEF), que através da regulamentação da profissão vem ratificando a lógica da divisão do curso, com um ensino cada vez mais específico, formando profissionais voltados única e exclusivamente para atender as demandas do mercado, alijando-os de uma formação ampla, humana e política, dando margem para esse tipo de situação acontecer!

Nós que temos acesso a esse debate, temos que fazer diferente, e lutar para que mais companheiros tenham acesso a esse debate também!!!

Vamos à LUTA, estudantada!!!
Força na luta, pois a luta é pra vencer!!!!

Saudações Estudantis

09/01/2012

Compromissos de início de ano!

Bom,
passadas todas as festas, é hora de arregaçarmos as mangas e por a mão na massa!

Neste mês de janeiro, temos 2 compromissos muito importantes para o rumo do movimento estudantil!

Então, essa postagem serve como convite à tod@s, para que estejam presentes!

O primeiro deles é o CoREEF (Conselho Regional de Entidades de Educação Física), que será nos dias 13, 14 e 15 - sexta, sabado e domingo - na UFRJ. Esse encontro servirá para estruturar o nosso Encontro Regional, que será realizado na cidade de Viçosa, em abril. Definiremos tudo: eixo, tema, palestrantes, mesas, GTTs, Praxis... e com a opinião de muita gente, poderemos montar um Encontro que, de fato, vá de encontro à necessidade dos estudantes!

Depois, é hora de planejarmos o nosso ano, o que o CAEFD fará durante 2012.
Será no sabado, dia 21, às 10h, na EEFD. Vamos ver os eventos políticos, culturais, esportivos, sociais que o Centro Acadêmico promoverá! Montaremos as comissões responsaveis por organizar o CAEFD também!
Depois de tudo isso, vai rolar um cachorro-quente para confraternização, por isso, a contribuição será de 10 reais!

Não falta oportunidade para nos encontrarmos em janeiro, e o melhor, ajudando o Centro Acadêmico a crescer!

Vamos com tudo, sem cansar em 2012!!

05/01/2012

2012: Ano Novo, a luta continua!

Estudantada!

Mais um ano se inicia, e junto com ele, os desafios de sempre! Infelizmente, não podemos apenas fazer nossas promessas de ano novo e esperar que elas aconteçam, ainda mais numa sociedade capitalista, onde o interesse coletivo é sempre preterido ao interesse individual, à ascensão da burguesia, à miséria da população.
Cabe a nós, agentes transformadores da sociedade, mudar esse cenário. E o faremos, através das lutas, diárias, em nossas casas, nossos locais de trabalho, nossa universidade...

Esse ano de 2012 promete uma intensificação do avanço do governo e da burguesia sobre a população. Tudo o que aconteceu no ano passado, deve se potencializar. Vimos em 2011, muitas remoções de famílias em prol da construção de estádios; simultaneamente à falta de investimento nas áreas sociais, aliás, que sofreu um duro corte de R$50bi no início do mandato de Dilma. Vimos uma juventude servir de capacho do governo federal, usada para legitimar as políticas de precarização do ensino público.

Mas também vimos uma sociedade reagir: milhares ocupando as ruas do Egito, da Espanha; bombeiros e professores parando o Rio de Janeiro; estudantes parando a USP, estudantes ocupando a direção da EEFD...
E sinceramente, é melhor que sigamos acompanhando essa galera!

Não podemos nos furtar de lutar. Direta ou indiretamente somos afetados.
Vamos às ruas, às praças, mobilizados, prontos para construir uma sociedade diferente da que nos é imposta! O futuro é a nossa geração que vai construir!

Um 2012 de muita luta e, com certeza, de muitas vitórias para nós!

Quem Vem Com Tudo Não Cansa - Gestão 2012